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  • Lucca Gabriel

Internação de Emergência e cheque-caução: saiba aqui como poupar tempo e dinheiro!

Atualizado: Jan 14

Aprenda, em menos de 5 minutos, como se livrar de uma das maiores dores de cabeça que os Planos de Saúde podem causar! Saiba aqui como não ser enganado nunca mais.


Se você me acompanhar até o final, irá aprender como não levar sua família a falência com uma conta de hospital que pode ultrapassar facilmente quantias acima de R$1.000.000,00 (um milhão de reais), não você não leu errado, famílias inteiras ficam quebradas financeiramente por ventura de contas hospitalares! Dúvida? Clique Aqui e veja depois com seus próprios olhos!


Porém, primeiramente atente-se ao conhecimento que te darei aqui hoje! É ele que poderá te salvar de tudo isto que te falei logo acima!


Mas antes, você precisa saber o que é cheque-caução, que nada mais é do que uma forma antecipada de garantia de pagamento. Trata-se, resumidamente, de uma garantia de que o fornecedor receberá o pagamento pelo produto vendido ou serviço prestado, no nosso caso o Hospital garantir uma forma de pagamento antes de realizar a internação!


Muita atenção no que vou te contar abaixo, preciso da sua imaginação para a seguinte situação, ela te fará entender todo o resto:


“Você e sua família estão em uma viagem de férias, porém, infelizmente um de seus filhos se sente muito mal. Sua primeira iniciativa é procurar rapidamente pelo hospital mais próximo para que seu filho receba atendimento médico. Ao entrar na unidade de saúde e entregar a carteirinha, você tem a terrível notícia que o seu plano de saúde não cobre o atendimento em tal hospital e que, para ser atendido, você terá que dar um cheque em branco como garantia de pagamento.”


Imaginou a situação acima? Percebe o quanto a situação é desesperadora? É exatamente isto que ocorre todos os dias em diversas cidades e estados do país. Hospitais explorando situações de urgência e emergência para colocar você consumidor em situações ainda mais desesperadora! Nesse caso, o cheque-caução não é um pagamento à vista, mas sim uma promessa de pagamento futura de procedimentos que ainda nem aconteceram.


Obviamente, hospitais particulares são empresas que visam lucro. Porém, esta prática não pode acontecer a qualquer custo. Você consumidor, ao enfrentar situações de extrema vulnerabilidade, como a descrita acima, não tem o poder de discernimento para refletir sobre o valor. Em muitos procedimentos, facilmente as faturas de hospitais ultrapassam R$100.000,00 (cem mil reais) – o que pode levar a sua família à falência.


Por isso, visando a proteção do consumidor, em 2012 foi aprovada uma lei que transforma em crime este tipo de atitude por parte do hospital.


Quer saber como evitar que uma situação dessa ocorra com você?


Então preste atenção, vou te dar quatro dicas matadoras, que de forma simples e rápida você aprenderá a prevenir uma situação dessas:


O plano de saúde é obrigado a cobrir procedimentos de urgência e emergência mesmo em hospitais não cobertos pela rede credenciada?

Sim. Mesmo que não tenha o hospital referido em sua rede credenciada, o plano de saúde deve oferecer a cobertura. Se quiser saber mais sobre prazos para procedimentos clique aqui!


Se o hospital pedir cheque-caução para atender meu ente querido em uma situação de emergência, o que devo fazer?

Em situações de extrema vulnerabilidade não conseguimos raciocinar direito sobre nossas atitudes e consequências, assim como não temos tempo para procurar auxílio judiciário. A recomendação é de que assine a documentação exigida, pois tal situação, de aflição e desespero pode posteriormente, a depender do caso, levar a anulação do contrato pela Justiça.


Posso procurar meu plano de saúde depois para que pague a conta do hospital, ou para que me reembolse o valor?

Sim. A atitude mais correta é levar a conta do hospital, juntamente com o laudo médico atestando que foi situação de urgência e emergência, e pedir o reembolso do valor pago ou entregar a nota fiscal para que o plano de saúde quite a fatura.


O que fazer se meu plano de saúde não me reembolsar ou não quiser pagar a fatura do hospital?

Infelizmente, a negativa de reembolso e de pagamento da fatura é muito comum entre os planos de saúde. Muitas vezes, a justificativa se baseia no fato de que o hospital utilizado está fora da rede de cobertura. Em situações como esta, a Justiça poder ser acionada para que haja o devido reembolso e seja exigido o pagamento da fatura.


Viu só consumidor, você pode perceber que a Justiça, a depender do caso, pode entender como abusiva a exigência de cheque-caução como requisito para internação em situações de emergência!


Podendo então você, após a internação do seu familiar, solicitar o reembolso para o plano de saúde ou reverter a cobrança para que o convênio efetue o devido pagamento, e caso receba a negativa poderá se socorrer do Poder Judiciário!


Você tem uma grande missão agora! Posso confiar em você?


Compartilhe este texto com aquela pessoa que você sabe que está passando por uma situação destas! A sua ajuda pode salvar uma família!


Grande Abraço


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Dr. Lucca Reis - Advogado Especialista em Direito Médico e da Saúde.



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