1 processo a cada 20 minutos.

Sim Médico, você não leu errado. No Brasil - segundo dados oficiais da BBC, temos 1 processo de Erro Médico a cada 20 minutos.

É um número altamente expressivo e denota a vulnerabilidade que os médicos estão vivendo.

 

Hoje no Brasil cerca de 7% já responderam a um processo judicial (cível/criminal) ou administrativo (CRM/CFM), contra quase 9% com a média dos EUA.

Em alguns estados do Brasil a situação é ainda mais crítica, no Rio Grande do Sul temos cerca de 13,72% de Médicos que já enfrentaram processos.

Ja o nível de condenação assusta, pois 42% dos Médicos são condenados, ou seja: 4 em cada 10 Médicos serão condenados e irão ficar com esta mancha pela sua vida inteira.

 

Muitas vezes o Médico sequer cometeu o tão famoso "erro médico", mas sim um pequeno deslize na anotação do prontuário, no preenchimento do termo de consentimento e outros pequenos detalhes que podem SIM levar a uma condenação.

A segurança para se praticar uma das profissões mais nobres que existem está cada vez mais em risco, médicos estão cada vez mais com medo de sofrerem processos.

Costumamos dizer - infelizmente, que ante todas estas inseguranças do profissional Médico, hoje só existem duas classes de médicos existentes no Brasil: os que já foram processados e os que ainda serão. 

Só para você Médico ter ainda mais dados sobre a situação que estamos vivendo, traremos ainda mais dados oficiais - considerando os processos que chegaram ao Superior Tribunal de Justiça:

Sexo do Paciente: 

61,72% dos processos são de autoria do sexo feminino.

38,28% dos processos são de autoria do sexo masculino.

Sexo do Médico Processado:

93,5% são Médicos.

6,5% são Médicas.

Especialidades mais processadas:

42,6% Ginecologia/Obstetrícia.

15,91% Ortopedia.

7% Cirurgia Plástica.

7% Cirurgia Geral.

5,57% Clínica Médica

5,18% Neurologia.

4,46% Pediatria.

3,03% Otorrino.

2,85% Oftalmologia.

2,85% Anestesiologia.

1,42% Hematologia.

0,71% Cardiologia.

0,71% Angiologia

0,71% Medicina Intensiva.

Índice de condenação em Processos Cíveis, Criminais e Administrativos:

42% Médicos Condenados

58% Médicos Absolvidos

Frente a todos estes dados podemos perceber as múltiplas especialidades que são processadas no Brasil, e a importância de ter um Jurídico especializado em Direito Médico para a sua clínica e consultório é grande.

Em certas situações, o que o paciente pede na Justiça é indevido e com uma boa assessoria jurídica conseguimos evitar a condenação e assim manter a honra e o nome do médico. 

Passamos hoje por uma mudança substancial no acesso a informação; todos estamos a um clique de sermos "especialistas" em qualquer coisa.

O paciente está menos tolerante e o Médico cada vez mais encurralado com medo de exercer sua profissão livremente.

A verdade é: o Médico hoje não está tendo segurança nenhuma para atender seus pacientes.

Exatamente para evitar este tipo de situação contra você Médico que a Cardoso Reis possui uma equipe especializada em Direito Médico; uma equipe pronta para atuar caso você receba uma intimação processual.

Clique no botão abaixo e fale com um Especialista. Estamos prontos para te ajudar.

whatsapp (1).png

© 2023  Cardoso Reis Law Firm - All Rights Reserveds